A TODOS AQUELES QUE POR AQUI PASSEM SEJAM SEMPRE BEM VINDOS A ESTE ESPAÇO DEDICADO AOS MEUS TREINOS DE CORRIDA
E A TUDO QUE POSSA INTERESSAR NA NOSSA VIDA





















quarta-feira, 16 de novembro de 2011

APÓS A MARATONA

Vamos entrar na segunda semana após a Maratona, os treinos têm sido poucos e curtos, para uns o descanso é obrigatório, para outros nem tanto.
No  que me toca tenho optado pelo descanso, dois treinos à semana com uma ou outra caminhada pelo meio e o respectivo treino ao fim de semana que normalmente não gosto de perder.
O tempo nos últimos dias não têm estado favoravél para treinar, bastante chuva e vento, ontem foi precisamente um desses dias, que nos obrigou a fazer um treino ligeiramente diferente.
Sempre que o tempo está demasiado invernoso, quer de chuva ou vento, normalmente treinamos no interior do parque de estacionamento do Castelo do Queijo. Estamos abrigados, não é fechado, temos as vistas para o mar, acabamos por fazer um treino em circuito tipo pista ainda dá para fazer umas rectas no final e sempre abrigados, não quer dizer com isto que não seja agradável correr com chuva.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

8ª MARATONA DO PORTO - OBJECTIVO CONCLÚIDO

OBJECTIVO CONCLUÍDO

Antes de mais quero deixar o meu agradecimento ao Carlos Castro e ao cronicasdascorridas pela dica para o titulo deste post. Penso que se enquadra perfeitamente naquilo a que me propunha a fazer, por isso Carlos o meu obrigada pelos comentários de incentivo  aqui deixados ao longo dos últimos posts. Aos colegas de treinos diários  durante a semana um grande abraço também para eles, ao pessoal  dos leoesdoveneza e restante grupo de treino ao fim de semana o meu obrigada por me deixarem fazer parte da família deles.


O INICIO DA PREPARAÇÃO

Esta era para ser já a quarta maratona efectuada mas devido a alguns problemas físicos ficou-se pela segunda, tinha na primeira maratona 3h 53m, tempo efectuado na 5ª maratona do porto,  prova para a qual não tinha treinado especificamente, este ano decidi treinar com o intuito de fazer um tempo mais próximo daquilo que eu achava que era possível, por isso retirei um plano de treino adequado a uma pessoa com as minhas características e que apontava para as 3h20m.
Sempre pensei que era um pouco exagerado, mas as expectativas foram-se mantendo de que era possível.
O plano foi quase seguido à risca, desde andamentos, aos treinos longos faltando apenas os treinos de series, aqueles que não foram todos efectuados., contudo paralelo a isso foi feito treino de força que ajudou bastante para que fosse possível correr esta Maratona sempre num andamento confortável e terminar sem grandes problemas e com a sensação de ter corrido com prazer.



Não sendo um especialista na matéria no que toca a Maratonas penso que  os treinos tenham corrido bem e que aparentemente tudo poderá dar certo, no entanto  se naquele dia não acordarmos com disposição para correr, algo vai falhar.
Têm tudo haver com a vontade e o estado de espírito para o momento, foi o que aconteceu.


A MINHA MARATONA


Depois de ter preparado tudo no dia anterior, o único pensamento que tinha era poder descansar bem e acordar com vontade de cumprir o objectivo que pretendia.
Acordei por volta das 6h30m, tinha-me deitado relativamente cedo, existe sempre aquela ideia  que  a ansiedade  da prova possa criar problemas com o sono, mas não ,  foi uma noite bem dormida e que me fez acordar praticamente sem necessidade do despertador.
O pequeno almoço do costume, um bom banho quentinho para relaxar e saída a pé para a partida.
Cheguei ao palácio cerca das 8h 20m, ainda deu para conversar um pouco com os colegas da equipa que por norma me inscreve nas provas os leoesdoveneza. e praticamente foi iniciar um ligeiro  aquecimento já que estava praticamente em cima da hora para a partida.
Desta vez fiquei bastante distante do pórtico de partida, o que não é muito normal.
Este ano a Maratona ia ter balões a indicar os tempos possíveis para poder terminar a prova e como tal tinha na mente tentar seguir o balão das 3h 30m, era esse o tempo que pretendia fazer.
 Após  o tiro de partida, foi tentar apanhar e aproximar-me do balão o mais rapidamente possível para poder estabilizar o ritmo de corrida, situação que só aconteceu muito perto dos 5km. Quando me colei ao balão o ritmo que trazia (4.40) estava um pouco mais rápido daquele que eu pretendia, mas era o ritmo em que eu me ia sentir confortável, por isso mantive o andamento.
Aos 15km já levava quase 10 minutos abaixo do tempo que pretendia fazer. O pensamento de não aguentar aquele ritmo passou-me pela cabeça, no entanto eu continuava bem, o ritmo cardíaco estava estável, as pernas ajudavam, os km iam passando o andamento mantinha-se sempre o mesmo, 4.40\4.45, na viragem do Freixo comecei a pensar que era possível chegar ao balão das 3.15, no entanto perto dos 36km comecei a sentir um pouco de cansaço talvez provocado pelo vento que se fez sentir naquela parte do percurso até à rotunda do castelo do queijo.
Na parte final após ter virado no edifício transparente tive que parar duas vezes no espaço de 50m para esticar os músculos de ambas as pernas, estava a sentir as primeiras cãimbras, situação que voltou acontecer a meio da subida já na parte final.
Terminei com o tempo oficial de 3.27.41, tempo liquido 3.26.59 e no meu Garmin 3.24.53 para uma distãncia de 42.76km.

Foram precisamente 30 minutos que retirei à marca que tinha efectuado na primeira maratona e quase 10 minutos a menos do tempo que eu estava a pensar fazer.



Esta posso dizer, foi a minha Maratona corrida com prazer do primeiro ao último km.




          OBJECTIVO CONCLUÍDO



FOTOS DA 8ª MARATONA DO PORTO 2011
https://picasaweb.google.com/100304932619034324099/MaratonaDoPorto6DeNovembroDe201102#

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Expectativas para a M.........................

Aproveitando o nome de um  excelente site sobre corrida, o correrporprazer.  É e  são as expectativas para o dia que se aproxima.
Espero poder terminar se possível dentro daquilo que estabeleci como meta, essa será a minha luta e contra quem vou competir, mas sempre com a certeza que os dias não são todos iguais, e que por isso prognósticos esses serão só no fim.
Os pensamentos negativos aqui e ali vão aparecendo, a situação que aconteceu à uns dias atrás não têm interferido nos treinos mas não está totalmente resolvida, por isso espero poder termina-la correndo por e com prazer.
Aos que vão estar presentes votos de uma boa Maratona de preferência corrida   também com prazer.