A TODOS AQUELES QUE POR AQUI PASSEM SEJAM SEMPRE BEM VINDOS A ESTE ESPAÇO DEDICADO AOS MEUS TREINOS DE CORRIDA
E A TUDO QUE POSSA INTERESSAR NA NOSSA VIDA





















domingo, 23 de outubro de 2011

OS TREINOS PARA A MARATONA E QUASE A FICAR DE FORA

Praticamente a chegar ao fim os treinos para a 8ª Maratona do Porto.

Este ano decidi recorrer a um plano de treino para poder correr a maratona. O plano foi retirado na pagina da runnersworld através da ferramenta smartcoach.
Foi um plano para 4 meses ou seja 16 semanas que tentei cumprir, mas sabendo que iria ser quase impossivél leva-lo completamente à risca durante as 16 semanas.
Falharam alguns treinos de Time run e os Speedwork mas em contra partida existiram alguns treinos de força que ajudaram bastante principalmente na zona dos membros inferiores.
Até agora estão percorridos:
Distancia:                             1.077.10 Km
Hora:                                    96.30.31 H:m:s
Velocidade média:               11.2 Km
Ganho de elevação médio:  142 m
Calorias:                              102.611 C

Faltando  apenas duas semanas para concluir o plano.
Plano que por pouco ia praticamente por agua abaixo quando na semana passada durante um treino, ao dar um salto sobre uma poça de água e após o impacto do pé no chão senti qualquer coisa de anormal  na zona da anca que me fez parar cerca de 500 metros à frente com dores, ao ponto de não poder correr.
Mais uma vez me passou pela cabeça que poderia voltar a ficar de fora da maratona como aconteceu no ano passado.
Após alguns dias de descanso,anti-inflamatorios  , tratamentos, tudo indica que lá estarei mas com algumas dúvidas quanto à sua conclusão.
Espero que nestas duas últimas semanas as coisas melhorem para que seja possível conclui-la nas melhores condições possíveis.



 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

23ª MEIA MARATONA DE OVAR

Hoje foi dia de prova, a meia de Ovar é uma prova que corri o ano passado pela primeira vez e  que passará a fazer parte do calendário de provas a efectuar.
Desta vez acabei por fazer a viagem até Ovar sozinho. Dois dos companheiros habituais destas andanças não poderam estar presentes e como tal faltou a companhia que é sempre agradavél.
O dia ia ser quente, tudo indicava que a prova ia ser efectuada  debaixo de um calor demasiado forte para o mês em que nos encontramos, e não seria uma prova nada façil.
Quando iniciei o plano de treinos para a Maratona do Porto tinha em mente fazer a meia da Sport Zone  fazendo a prova no limite para testar o plano de treinos  efectuado durante os últimos três meses e acabar com a meia de Ovar a serie de treinos longos.
Não podendo estar presente na meia da Sport Zone, teria que ser durante a prova de Ovar que seria o teste ao plano de treinos. Contudo o treino de domingo passado, foi demasiado longo e algo duro"Volta à Cidade do Porto" e por isso seria algo ariscado fazer a prova no limite.



Após o tiro de partida e percorridos os primeiros 5 km de prova, com passagem aos 22 minutos, indicava que das duas uma ou dava o estouro, ou pelo contrário seria um excelente tempo.
Assim foi, a partir dos 5 km sem ser velejador decidi ir ao sabor do vento e velejar, deixando a corrida entregue unicamente ao sabor do corpo.
Nunca tinha corrido uma meia maratona com as médias ao km tão certinhas, mesmo na parte da subida que é ainda bastante comprida não se notou oscilações, foi uma excelente prova e que me deixou boas expectativas para o grande dia que se avizinha.


O ano passado terminei com 1:39:24 e este ano bati o recorde pessoal que tinha feito em Janeiro na meia de Viana com "1:36:03" fazendo hoje 1:33:19


Resultados Aqui:
http://www.afis.pt/mm/wordpress/wp-content/uploads/2011/10/Classificacao_Geral.pdf