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domingo, 24 de julho de 2011

Treinos para a Maratona

Há três anos atrás quando pela primeira vez corri a Maratona do Porto, tinha plena consciência que não estava preparado para a fazer, contudo a vontade de a correr foi mais forte.
Ter iniciado essa aventura com o intuito de ajudar uma pessoa amiga e colega de treinos diário a completar a sua primeira maratona, foi sem dúvida o motor de arranque para que a quisesse voltar a fazer nos anos seguintes.
Na altura e como já o disse em alguns posts não estava preparado para a fazer, não tinha treinos suficientes e aquilo que podia prometer seria tentar ir até onde as forças o permitissem.
Como não tinha objectivos e não tinha em mente completa-la talvez fosse por isso que as coisas saíram bem e a consegui terminar.
Nos ano seguinte (2009) não a pode fazer devido a ter sido operado a duas hérnias inquinais, mas decidido a tentar no ano seguinte.
Mais uma vez as coisas não correram bem, os treinos para ela estavam a correr lindamente, não havia plano de treinos, era tentar meter km nas pernas unicamente e tudo parecia estar encaminhado para uma boa maratona.
Infelizmente não a fiz, lesão na perna esquerda com rotura de 8mm a três semanas da maratona.
Bom..  ter ficado de fora a três semanas de a correr e depois de tanto treinar foi uma das situações mais negativas por que passei e que me afectou bastante, contudo não me tirou da cabeça voltar a tentar.

Definitivamente decidido a fazer a Maratona do Porto, decidi tentar treinar seguindo um plano de treino.

Através do site da Runers World encontrei uma ferramenta (smart coach) que elaborava  planos de treino, vai daí e tirei o meu.
Sinceramente acho o plano excelente, mas com dúvidas em relação ao tempo final na maratona,  nem sequer vou apontar para esse tempo porque era criar ilusões que podiam ficar caras.
O plano vou tentar cumpri-lo, vou na terceira semana num total de dezasseis, e posso dizer que para já estou a cumpri-lo ligeiramente a cima do que pede, sabendo que  a meio  de Agosto será impossível manter o mesmo ritmo de treinos e cumprir aquilo que está no plano.
Até lá ainda falta bastante tempo por isso a única coisa que espero e não ter o azar que tive no ano passado.