A TODOS AQUELES QUE POR AQUI PASSEM SEJAM SEMPRE BEM VINDOS A ESTE ESPAÇO DEDICADO AOS MEUS TREINOS DE CORRIDA
E A TUDO QUE POSSA INTERESSAR NA NOSSA VIDA





















domingo, 30 de janeiro de 2011

VIANA FICARÁ NO CORAÇÃO

Decorreu hoje a XIII Meia Maratona Manuela Machado em Viana do Castelo, foram cerca de 1800 os concorrentes à partida e terminaram a prova cerca de 1400.
Aprova foi ganha  por Evans taieget do Kénia com 01:03:21 no sector masculino e por Marisa Barros  do S.L.Benfica com 01:10:30.

A caminho para levantar os dorsais

Como já estava decidido à imenso tempo, lá fui hoje  até Viana para fazer parte do lote de participantes na Meia da Manela, tinha como ideia levar a família, mas mais uma vez à última da hora desistiram. Acabei por fazer viagem na companhia do Lúis, companheiro de corrida mas que nesta altura não pôde dar o seu contributo por motivo de lesão. Saímos do Porto por volta das 8:20, já com a companhia do Manuel Monteiro e a sua família na viatura que seguia atrás de nós. A manhã estava fria, temperatura de 3º no Porto, o que nos levou a pensar como estaria em Viana. Chegamos cera das 9: 10 a temperatura no carro marcava 1º estacionamos junto à Av. Marginal  a cerca de 500 metros da partida, e tivemos que ir levantar os dorsais junto ao pórtico de chegada  na Av. dos Combatentes da Grande Guerra.

Já com os dorsais na companhia de colegas de treino


Houve necessidade de aguardar  por mais alguns colegas que entretanto iam chegando para a entrega dos dorsais, ainda deu para tomar um café quentinho que a Runporto proporcionou a todos como o fez na  Maratona do Porto, faltando apenas os finos ou imperial no fim da prova como na corrida das Festas da Cidade no Porto.
De volta ao ponto onde deixamos os carros estacionados, deu tempo só para equipar e encaminhar para o local da partida pois estava praticamente na hora da partida.
Já pronto e à espera do tiro de partida vejo o Mark, ainda nos cumprimentamos de longe, desejando uma boa prova.
Após o tiro de partida entrei no ritmo que me podia levar a pensar terminar com 1h30 mas eu sabia que não podia começar tão forte, tentei controlar o ritmo entre os 4.20\30 mas entre o km 5 e o 13, quanto a mim a parte mais difícil do percurso, não consegui manter o ritmo, as subidas eram constantes e as descidas praticamente não davam para descansar, ao km 10 já na viragem comecei a sentir uma dor nas costas que me incomodou toda a semana, paralelo a isso e talvez por ter apertado demasiado a sapatilha, comecei a sentir os dedos do pé esquerdo dormentes, situação que me causou algum desconforto. A partir do 14km as coisas voltaram ao normal, consegui voltar ao ritmo do inicio da prova para voltar a cair ao  km17 e 18, depois até ao fim mantive sempre o mesmo ritmo(4.20) acabando a prova com o tempo de 1:36:01 no meu Garmin e no registo oficial com 1:36:22.
Tinha como pensamento tentar baixar do minuto 36 para 35, não consegui, a prova não é fácil para se obter tempos mas mesmo assim acabei por fazer o meu melhor tempo à meia, aproveito para deixar um comprimento para o Carlos Castro, a quem cumprimentei já na parte final da prova antes de entrar na avenida.

Eu e a Grande Campeã


Após ter terminado a prova encontrei a Manuela Machado, pedi-lhe para tirar um foto, situação à qual ela nem exitou, o sorriso dela expresso nesta foto transmite a simplicidade desta campeã.


PARABÉNS MANUELA MACHADO POR ESTA PROVA TÃO BONITA .



                                                                                VIANA FICARÁ SEMPRE NO CORAÇÃO


Finda a prova houve necessidade de aguardar pelos restantes colegas,  mudar de roupa e terminar com um bom almoço " Rojões à moda do Minho"regado de um bom verde Alvarinho, foi o relato de um dia de domingo bem passado e que faço questão de voltar a repetir em 2012.


Á organização  (runporto) em especial ao Jorge Teixeira deixo os meus parabéns por mais uma prova bem organizada e com o respectivo saco de oferta no final bem recheado.
Só faltou a cervejinha no final.

CLASSIFICAÇÕES AQUI:  http://www.mmviana.com/



domingo, 16 de janeiro de 2011

FIM DE SEMANA SEM PROVAS

Após três semanas seguidas de provas e atendendo a que a próxima seja Viana aproveitei para nesta semana e talvez na próxima meter mais kms nas pernas.
Durante a semana deu para fazer 4 treinos  num total de 50km e hoje (domingo) terminou com um treino de 26 km num ritmo muito bom.

Não era minha ideia fazer um treino tão longo principalmente esta semana e muito menos com o andamento efectuado, no entanto acabei por gostar do treino efectuado, deixou boas perspectivas para um bom desempenho em Viana.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Corrida Dos Reis 2011 - Vila Nova de Gaia

Mais uma prova concluída.
 São já três provas seguidas no espaço de três semanas, algo que alguns entendidos na matéria não aconselham muito.
Esta prova realizada hoje foi a primeira vez que se realizou, veio substituir a S. Silvestre de Gaia que normalmente acontecia na véspera da S. Silvestre do Porto, o que originava por parte dos atletas uma escolha em qual delas  participar. Notou-se neste caso  que ganharam com isso, bastou ver a moldura humana  ao longo da marginal.
O mau tempo que se fez sentir durante esta última semana e um problema gástrico juntamente com algum cançaso das provas anteriores, S.Silvestre do Porto e  Santo Tirso originou que só tivesse treinado uma única vez durante a semana, situação que  me beneficiou  hoje durante a prova, pois senti o corpo leve e solto, o que não aconteceu nas duas últimas.
Tudo fazia prever um dia de chuva idêntico ao do dia anterior, contudo o amanhecer acordou com um dia espetacular para correr junto ao rio numa paisagem soberba que não cansa de tantas vezes por ali passar.


A prova estava marcada para as 10h cheguei cerca das 9h, não tinha que me preocupar com o dorsal  porque já o tinham levantado, por isso aproveitei para dar uma volta e procurar alguns colegas de treino.
Comecei a prova com um bom andamento, desta vez não tive a companhia do meu amigo Correia e por isso como ia só deixei-me ir no andamento de partida que normalmente acaba por ser mais rápido desde que se tenha espaço para correr, acabei por passar no primeiro km com 4.12.
Cerca de uns metros mais á frente  avistei o Miguel Paiva e juntei-me a ele na tentativa de o poder acompanhar, pelo menos durante parte da corrida, contudo acabamos por concluir a prova praticamente juntos até ao fim, deu para perceber que a forma do Miguel ainda não é a melhor pois em condições normais eu não teria pernas para o acompanhar, para mim foi uma prova excelente quer pelo tempo conseguido, quer pela companhia do Miguel durante todo o percurso.
Terminei com 44.20  no meu Garmin, tempo já muito próximo do efectuado na Póvoa  (43.50) em 2009 
Continuo com Algum receio do esforço na perna que tive a rotura, ainda sinto qualquer coisa estranha naquela zona, mas com vontade de fazer na Meia de Viana um bom tempo na primeira meia após a lesão, nas vésperas da Maratona
Parabéns à organização , não só pela alteração da data da prova mas também pela alteração do percurso, ao terminar logo á passagem do pórtico da partida evitando a ida á ponte e voltar.
Pelo chã quente e pela fatia de bolo rei que cai que nem uma luva no final da corrida.
Esta é das que espero fazer  " Pelo menos enquanto poder"


 Resultados aqui:   http://www.desportave.pt/?cat=1


Descrição e percurso :



Continuação de bons treinos e em Viana lá estamos.


domingo, 2 de janeiro de 2011

S.SILVESTRE DE SANTO TIRSO

Sinceramente não sei por onde começar...
Foi a primeira prova em 2011 e...
 É uma das provas que  talvez, não volte a repetir.
A S.Silvestre de Santo Tirso é já considerada uma das melhores provas  no calendário do atletismo, uma prova com corridas de vários escalões, com a prova de Bike Tour que antecede a prova de 10 km. Só por isso valia a pena corrê-la
O tempo estava um pouco frio, mas ideal para correr, a prova estava marcada para as 10.15h , começou com um atraso pouco significativo face às provas efectuadas antes,  tudo fazia prever uma boa prova.
Durante o aquecimento encontrei o Mark, com quem ainda falei um pouco e mais não falei porque me esqueci do relógio no carro e tive que o ir buscar apressadamente pois estava praticamente  na hora do tiro de partida.
Esta foi a minha primeira S.Silvestre de Santo Tirso, e penso que talvez seja a última. Tinha lido comentários da prova de anos anteriores e tudo fazia prever uma prova com um grau de dificuldade relativamente normal, mas pela prova efectuada e pelos comentários que ouvi no final deu para perceber que têm havido algumas alterações no percurso de ano para ano, tornando o percurso eu diria bastante exigente.
Sinceramente não gostei, os primeiros 4 km são todos corridos em paralelo  e com passagem pelo mesmo sitio, dando algumas vantagens aos corta-caminho. Logo aos 2km (placa oficial da corrida) deu para perceber que a prova iria terminar não com 10km mas com uns bons metros mais,  terminou no meu Garmin com 10.830km, com os últimos 2 km praticamente a subir. Apesar da prova ser controlada com chip,  penso que não existiu controle intermédio em nenhum ponto do percurso, pelo menos que eu desse fé, contudo não afirmo, acho que foi só no inicio e no final, depois foi o traçado do percurso com constantes subidas (longas) e algumas descidas bem acentuadas.
Resumindo; é uma prova bem mais difícil que a S. Silvestre do Porto,  mesmo assim, o tempo efectuado andou dentro dos valores efectuados no Porto, ou melhor se a prova terminasse aos 10km.
O saco das ofertas não foi nada de especial, a entrega do mesmo deu-se sem grandes confusões e sinceramente é uma prova que pecou pelo comprimento e pelo desnível do percurso, fora isso nada acrescentar.
Terminei com 50´42'' tempo oficial da prova, no meu garmin 50'35'' ao cortal da meta  e
51'09'' de  tempo final  porque me esqueci de parar o relógio.
Se a prova tivesse os 10km teria melhorado um pouco em relação à S.Silvestre do Porto.
A proxima será a Meia Maratona Manuela Machado- Viana.


Resultados aqui:  http://www.desportave.pt/?cat=1