A TODOS AQUELES QUE POR AQUI PASSEM SEJAM SEMPRE BEM VINDOS A ESTE ESPAÇO DEDICADO AOS MEUS TREINOS DE CORRIDA
E A TUDO QUE POSSA INTERESSAR NA NOSSA VIDA





















domingo, 2 de janeiro de 2011

S.SILVESTRE DE SANTO TIRSO

Sinceramente não sei por onde começar...
Foi a primeira prova em 2011 e...
 É uma das provas que  talvez, não volte a repetir.
A S.Silvestre de Santo Tirso é já considerada uma das melhores provas  no calendário do atletismo, uma prova com corridas de vários escalões, com a prova de Bike Tour que antecede a prova de 10 km. Só por isso valia a pena corrê-la
O tempo estava um pouco frio, mas ideal para correr, a prova estava marcada para as 10.15h , começou com um atraso pouco significativo face às provas efectuadas antes,  tudo fazia prever uma boa prova.
Durante o aquecimento encontrei o Mark, com quem ainda falei um pouco e mais não falei porque me esqueci do relógio no carro e tive que o ir buscar apressadamente pois estava praticamente  na hora do tiro de partida.
Esta foi a minha primeira S.Silvestre de Santo Tirso, e penso que talvez seja a última. Tinha lido comentários da prova de anos anteriores e tudo fazia prever uma prova com um grau de dificuldade relativamente normal, mas pela prova efectuada e pelos comentários que ouvi no final deu para perceber que têm havido algumas alterações no percurso de ano para ano, tornando o percurso eu diria bastante exigente.
Sinceramente não gostei, os primeiros 4 km são todos corridos em paralelo  e com passagem pelo mesmo sitio, dando algumas vantagens aos corta-caminho. Logo aos 2km (placa oficial da corrida) deu para perceber que a prova iria terminar não com 10km mas com uns bons metros mais,  terminou no meu Garmin com 10.830km, com os últimos 2 km praticamente a subir. Apesar da prova ser controlada com chip,  penso que não existiu controle intermédio em nenhum ponto do percurso, pelo menos que eu desse fé, contudo não afirmo, acho que foi só no inicio e no final, depois foi o traçado do percurso com constantes subidas (longas) e algumas descidas bem acentuadas.
Resumindo; é uma prova bem mais difícil que a S. Silvestre do Porto,  mesmo assim, o tempo efectuado andou dentro dos valores efectuados no Porto, ou melhor se a prova terminasse aos 10km.
O saco das ofertas não foi nada de especial, a entrega do mesmo deu-se sem grandes confusões e sinceramente é uma prova que pecou pelo comprimento e pelo desnível do percurso, fora isso nada acrescentar.
Terminei com 50´42'' tempo oficial da prova, no meu garmin 50'35'' ao cortal da meta  e
51'09'' de  tempo final  porque me esqueci de parar o relógio.
Se a prova tivesse os 10km teria melhorado um pouco em relação à S.Silvestre do Porto.
A proxima será a Meia Maratona Manuela Machado- Viana.


Resultados aqui:  http://www.desportave.pt/?cat=1

5 comentários:

  1. Em primeiro lugar, já podias ter avisado que tinhas começado um blog ó caramelo! Já estavas a demorar muito, para quem é habitual frequentador dos blogs e da net em geral, estranho foi a demora.
    Quanto a Sto Tirso, já te tinha dado a minha opinião, mas basta leres os meus posts das duas edições em que participei para perceberes porque é que nunca mais lá pus os pés.
    Um grande abraço e até terça (se der...)

    ResponderEliminar
  2. Ora vamos lá a encarar pela positiva!
    Sendo uma prova bem mais difícil que a do Porto, uma melhoria na linha dos 10 km é já uma vitória!
    Segundo ouvi dizer, os 800 m extra devem-se a um engano no carro da frente!...
    O que importa é que em 2011 um já lá está!
    Abraço, amigo Novais!

    ResponderEliminar
  3. Grande João.
    Eu não te disse porque sabia que o ias descobrir, eu ainda perguntei ao Mark por ti mas ele disse logo que esta não fazia parte do teu plano para 2011,
    Aparece na terça.
    Abraço



    Amigo Carlos:
    Visto pela positiva até que foi melhor que a do Porto, mas correr no paralelo e com aquele grau de inclinação torna uma prova demasiado dura,para as articulações.
    Um grande abraço Carlos

    ResponderEliminar
  4. Novais,

    Não fui a Santo Tirso (principalmente por questões de logistica familiar). Da única vez que lá corri não tenho grandes trazões de queixa, apesar do excesso de paralelo e de algumas subidas a mais para o meu gosto. Quanto aos metros em excesso, é lamentável que tivessem existido, seja qual for a razão.
    Apesar de tudo isto, os meus parabéns pelo bom desempenho!

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  5. Miguel,
    foram duas provas seguidas com um grau de exigência um pouco forte para esta altura do ano, e com uns quilitos a mais, em relação ao desempenho para estas provas acho que foi bom, aguardemos pela corrida dos reis em Gaia.

    Abraço

    ResponderEliminar